Programa de Pagamento por Serviço Ambiental foi apresentado a Aciubá em uma reunião On Line

Foi realizado uma reunião de forma remota, dia 08/04/2021 sobre Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) - Ubá/Turismo com participação de Técnicos da Prefeitura ( Agricultura, Meio Ambiente, Cultura e Educação), UGP, ACIUBA, representantes de Prefeituras da região e outros.

 


A reunião foi organizada pela Daça Rino ( membro da UGP) e Débora Resende ( da equipe do DS- UFV). Os assuntos discutidos foram de interesse dos participantes que já vêm atuando no Programa PSA e de representantes das Prefeituras que entraram em contato com a coordenação do PSA Ubá, motivados pela reportagem exibida no MG Rural e Globo Rural no dia 04/04/2021.


Na abertura da reunião, o Coordenador do PSA ( Engenheiro Agrícola Antônio Amaral) fez uma apresentação da metodologia de implantação do Programa PSA/Ubá.
Dessa forma houve um nivelamento de informações e orientações para que as Prefeituras participantes possam iniciar as ações de PSA nos respectivos municípios, a partir desse momento. 

Foto de um dos momentos que os produtores recebem um cheque pelo Pagamento de Serviços Ambientais prestados ao municipio de Ubá 


O PSA de Ubá está completando 4 anos; e a partir de 2020, 10 famílias do mesmo vêm desenvolvendo ações, visando preparar suas propriedades rurais para atenderem os requisitos essenciais para o Turismo Rural diferenciado.


Dentre os participantes da reunião, destacam-se: ACIUBA, como grande parceira nos projetos; e a equipe do DS-UFV que é responsável pelo sucesso diferenciado dos aspectos econômicos e de sustentabilidade do PSA/Ubá. Neste ambiente foi apresentado o Concurso de Fotografias #TurismoemFoto que tem sinergia forte com o Turismo Rural, tanto na questão do marketing digital como também da transformação cultural que está ao fazer do usuário um artista que identifica a beleza do contexto local do seu dia a dia. 


Estiveram presentes gestores das seguintes prefeituras: Manhuaçu e vizinhanças, Visconde do Rio Branco, Maripá de Minas, Guiricema, Guidoval e outras.
A coordenação do PSA, juntamente com a equipe da UFV, vêm atendendo e orientando, de forma específica diversas Prefeituras, sobre a implantação de PSA, dentre elas; Florestal, Guiricema, Ervália e Viçosa.


A UGP aproveita essa oportunidade para informar aos Produtores Rurais de Ubá, que em breve será publicado um novo edital para realizar inscrições dos interessados em ingressar ou ampliar suas áreas no Programa PSA/Ubá.

Texto da Daça Rino publicado no Facebook

Material encaminhado pela Debora Resende conteúdo apresentado na reunião que podemo esclarecer e dar uma ideia melhor do que é o Projeto PSA e da equipe que está apoiando e fazendo acontecer.

  1. Apresentação do Projeto PSA
  2. Passo a passo para implantação  (Antônio Amaral)
  3. Talentos do Brasil 

        ps. para acessar precisa fazer login em algum serviço Microsoft, caso não tenha conseguido encaminhe uma mensagem requisitando o material pedro@indicca.com.br

 


@ds-ufv @aciuba
#turismoruralubá

Pedro Henriques

Hernon Adjuto

Adriana Paschoalino

Débora Resende

Gabriela Alves

Ionara Costa

Ionara Costa Coimbra

#PSAUBÁ
#turismorural 

#Indicca – Geração de Conteúdo